Carregando...
O que é Câncer
Nosso organismo possui uma infinidade de células trabalhando de forma organizada. O câncer começa quando as células de um órgão ou tecido crescem de forma alterada, tornando-se malignas. Existem mais de 200 tipos de câncer, com tratamentos específicos e respostas diferentes, podendo ser maior ou menor a probabilidade de metástase.

2. O que é metástase?
Quando a célula tumoral se espalha e atinge outros órgãos, chamamos o processo de metástase. O tumor é capaz de se fixar em locais diferentes de onde se originou e crescer. Nessa fase, pequenos nódulos podem ser visualizados nos exames de imagem.

3. O câncer tem cura?
Sim, hoje existem muitos tratamentos para isso. Porém, vale reforçar algo extremamente importante: quanto antes o diagnóstico for feito, maior a chance do paciente ser curado.

4. É possível ter uma boa qualidade de vida com metástases?
Sim. Hoje, temos novos tratamentos que permitem reduzir os sintomas, preservando a qualidade de vida do paciente. Aos poucos, o câncer está se tornando uma doença crônica, sendo possível conviver com ela por anos.

5. Quais são os fatores de risco para o câncer?
A história familiar e o componente genético são fatores importantes que não podemos mudar. Mas existem muitos comportamentos que influenciam no aparecimento do câncer e podem ser evitados: tabagismo, consumo de álcool, alimentação rica em gorduras e exposição excessiva ao sol.

O câncer no mundo e no Brasil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 14 milhões de novos casos de câncer são contabilizados anualmente no mundo inteiro, com 8 milhões de óbitos decorrentes de neoplasias.

Estados Unidos
Mais de meio milhão de pessoas morre de câncer a cada ano no país. É a principal causa de óbitos na faixa etária de adultos abaixo de 85 anos.

Brasil
Em 2017, contabilizou-se no Brasil o surgimento de 596 mil novos casos de câncer de todos os tipos. É a segunda principal causa de morte em nosso país.As principais agências de pesquisa e combate ao câncer no mundo apontam que 50% dos casos de neoplasia podem ser prevenidos e evitados com a agilidade no diagnóstico e o tratamento apropriado.

Estratégias de prevenção com foco na transformação do ambiente, no esclarecimento dos fatores de risco, no estímulo aos bons hábitos, são fundamentais no combate à doença.

Fatores de risco
Qualquer situação possa aumentar a probabilidade do surgimento de uma doença ou agravamento de saúde é um Fator de Risco. Por isso, é importante rastrear, controlar e minimizar esses fatores para redução de casos futuros.
Diversos fatores de risco para o câncer já foram identificados e estudados. Tabagismo, obesidade, alimentação inadequada e sedentarismo são associados a dois terços — cerca de 67% — de todos os casos nos Estados Unidos.

Tabagismo
O tabagismo como causa comprovada de diversos tipos de neoplasia responde por 21% do total de mortes devido a câncer no mundo. Estima-se que um adulto fumante pode perder cerca de 13 anos de expectativa de vida em comparação à população não fumante.

Alimentação
Uma dieta saudável e balanceada, com frutas, verduras, carnes magras e proteínas (carnes, ovos, peixes), ajuda a prevenir doenças. É importante evitar enlatados com alto teor de processamento industrial, salgadinhos empacotados, refrigerantes e alimentos instantâneos, tais como sopas e carnes congeladas. Esse consumo eleva em cerca de 10% o risco total de desenvolvimento de neoplasias.

Peso corporal
Evidências científicas mostram que o excesso de peso está associado a uma série de doenças e também ao risco maior para o desenvolvimento de vários tipos de câncer, sendo estimado como causa de 20% de todos os casos da doença.

Hábitos sexuais
A precocidade do início da vida sexual e parceiros múltiplos estão associados ao maior risco de câncer de colo de útero. Cerca de 17% de todos os novos casos de câncer no mundo podem estar relacionados a infecções. Dentre os principais exemplos podemos citar a relação do HPV com o câncer de colo de útero; vírus da hepatite B e C relacionados a um tipo de câncer no fígado; HTLV e leucemia em adultos; HIV e sarcoma de Kaposi, bem como linfoma não Hodgkin; dentre outros.

Fatores ocupacionais
Existem indícios que a má qualidade do ar no local de trabalho e a exposição a diversos produtos químicos com potencial carcinogênico podem aumentar o risco do surgimento de alguns tipos de câncer, estando o amianto, o formaldeído, o grupo de derivados do benzeno e os agrotóxicos, entre os agentes cancerígenos mais comuns.

Álcool
O consumo de álcool em excesso está associado ao surgimento de diversos tipos de câncer. Esse risco geral aumenta em cerca de 6% para cada 10g de álcool (de um tipo) ingeridos diariamente. Cerca de 3,6% dos casos mundiais de câncer estão diretamente relacionados ao uso crônico da substância.

Exposição solar
A exposição excessiva ao sol sem protetor solar é um dos fatores de risco para o câncer de pele, com mais de um milhão de novos casos descobertos anualmente. O risco está diretamente relacionado ao tempo total de exposição solar durante a vida, apresentando caráter cumulativo.

Radiações
A radiação usada para tratamento pode salvar vidas, mas seu uso inadequado, com intensidade ou frequência excessiva, é prejudicial. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento médico especializado para prevenir efeitos colaterais indesejáveis e riscos desnecessários.

Medicamentos
Os antineoplásicos são medicamentos usados para tratar o câncer e, a curto prazo e dentro dos protocolos existentes, apresentam baixo risco para o surgimento de neoplasias. Porém, se usados a longo prazo e de forma inadequada, podem gerar efeitos reversos, aumentando as chances da doença. Medicamentos à base de imunossupressores e de hormônios também contribuem para o surgimento do câncer.

A importância da Prevenção e Diagnóstico Precoce
Estratégias de prevenção e um diagnóstico precoce favorecem o paciente, dando uma chance maior de cura e aumento de sobrevida. A intervenção feita no início permite um tratamento mais efetivo.
Entre em contato com a Devita
Nome completo*
Telefone*
Enviar sua receita ou pedido medico*